Fonoaudiologia

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A Fonoaudiologia é uma ciência que tem como seu principal objeto de estudo a linguagem e a comunicação humana. Nesse sentido, volta-se à investigação sobre seu desenvolvimento e aperfeiçoamento, sobre seus distúrbios e diferenças, no que diz respeito à linguagem oral e escrita, audição, cognição, fala, fluência, voz, funções orofaciais, nas várias fases da vida.

Na infância, a linguagem tem papel fundamental no desenvolvimento da criança. Por meio das palavras reconhecidas e produzidas por ela pode-se perceber seu conhecimento sobre o mundo… a linguagem que utiliza expressa seu domínio sobre tudo que a cerca e possibilita sua interação social. Além disso, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral tem íntima ligação com os processos de aprendizagem da leitura e da escrita. Isto porque, existem habilidades básicas e específicas para tal aprendizado que dependem do desenvolvimento da linguagem oral, e vice e versa.

Diante de situações nas quais a criança apresente dificuldades tanto no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem oral, quanto na aprendizagem, torna-se importante a compreensão do que possa estar acontecendo e a busca por soluções que permitirão que se desenvolva com saúde e qualidade de vida.

A avaliação fonoaudiológica investiga aspectos relacionados aos domínios da linguagem e da aprendizagem de maneira ampla e permite descrever o desempenho da criança como falante e aprendiz. Tal descrição possibilita a identificação de falhas no funcionamento de tais domínios e, consequentemente, leva ao apontamento de hipóteses diagnósticas.

A partir da referida investigação, de acordo com a hipótese diagnóstica encontrada e necessidades apresentadas por cada criança, definem-se as condutas de intervenção, dentre elas, a indicação para realização da intervenção fonoaudiológica propriamente dita. Quando indicada, a intervenção fonoaudiológica, também conhecida como fonoterapia, desenvolve-se como um processo terapêutico, no qual trabalha-se o desenvolvimento da criança por meio da linguagem e da aprendizagem. Leva-se em consideração não somente as dificuldades apresentadas por ela, mas também suas potencialidades e interesses, na dinâmica do tratamento de natureza clínica e interdisciplinar.

Profissionais

Flávia Horta Azevedo Gobbi | CRFa 11625

Fonoaudióloga formada pela PUC-SP (2000), mestre em Fonoaudiologia Clínica pelo programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Distúrbios da Comunicação da mesma instituição (2004). Ampla experiência clínica nas áreas de Linguagem e Aprendizagem.

Luana Aprígio | CRFa 8-11379

Fonoaudióloga formada pela UFRN. Terapeuta DIR/Floortime em formação (método desenvolvimentista de terapia para crianças do espectro autista)

Área de atuação clínica com foco na aquisição e desenvolvimento de linguagem oral e escrita.

Atendimento

Segunda-feira a Sexta-feira | 8h às 20h